sexta-feira, 11 de março de 2011

*Cinema* Cisne Negro



Sinopse
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).

Cisne Negro com certeza não é um filme para ‘descontrair’. A tensão é tão grande e tão freqüente que o balé fica totalmente eclipsado. Aliás o balé é um ótimo pano de fundo para uma abordagem da relação mãe e filha e os conflitos psicológicos e éticos de uma garota nos bastidores não tão belo quanto a dança.
O que mais chama a atenção é o conflito interno da personagem principal. No filme, a personagem Nina Sayers (Natalie Portman) é escolhida para interpretar as duas irmãs ‘cisne’ numa montagem mais moderna do “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky. A proposta dessa nova montagem é que as duas irmãs amaldiçoadas, o Cisne Branco e o Cisne Negro, sejam interpretadas pela mesma bailarina, uma nova bailarina, escolhida para substituir a já ‘velha’ e ultrapassada primeira bailarina da companhia, Beth McIntyre (Winona Ryder).
Nina é o perfeito ‘Cisne Branco’, doce, delicada, recatada e contida. Porém, ela também precisa lidar com o outro lado da moeda, a outra irmã, o ‘Cisne Negro’, sensual, sexual, rebelde, ousada, indomável. E esse, além da competição implícita de uma companhia de balé, é o maior desafio para a protagonista.
Quando as dificuldades de atingir a perfeição na execução do ‘Cisne Negro’ começam a pressionar a frágil Nina, aspectos de sua personalidade e da relação com sua mãe e os demais começam a se mostrar de verdade. As coisas não são tão perfeitas quanto parecem, nem tão certinhas como aparentam. As fragilidades afloram, se rompem e personalidades se dissociam.
E além de toda a tensão (algumas cenas chegam a ser aterrorizantes), fica sempre a expectativa... Ela irá conseguir ‘atingir’ o Cisne Negro?
O filme não vai ser do agrado de todo mundo. É bem complexo, pesado e cheio de sutilezas que geram muita discussão e reflexão. Num nível mais profundo e sutil, a história trata da ‘divisão’ que existe em cada um de nós. Em todos nós existe um ‘Cisne Branco’ e um ‘Cisne Negro’, nenhuma dessas faces é completamente boa ou completamente ruim. É preciso que elas coexistam de maneira equilibrada em nossas personalidades para que o Cisne Branco não seja esmagado pelo Cisne Negro e este não seja sufocado pelo outro, e para manter a ‘unidade’ da personalidade, do nosso eu, pois no filme a personagem não é capaz de lidar com esse dois aspectos da personalidade ao mesmo tempo.

P.S.: Existe um livro chamado 'A Lógica do Cisne Negro' de Nassim Nicholas Taleb que diz que um Cisne Negro é um evento impactante, imprevisível e até improvável, mas que, depois que acontece, sua ocorrência torna-se evidente. Algumas pessoas acham que o filme foi baseado nesse livro, mas não encontrei informação nenhuma a respeito. No entanto encontrei uma matéria muito boa num blog relacionando o filme e o livro.
Aqui está:
http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/02/06/cisne-negro-e-mae-tigresa/

4 comentários:

  1. "Cisne Negro" é um dos melhores filmes que eu já vi na vida. Tudo é tão bem trabalhado e tão estonteante que você sai do cinema tremendo, tamanho o impacto da obra em você. É um filme que te atinge de uma forma indescritível, mesmo. Mais do que merecidamente, a Natalie ganhou o Oscar de melhor atriz.

    Boa sorte com o blog! Seguindo você!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o filme é impressionante!
    Eu saí do cinema repensando minha vida e com uma dor no corpo terrível, diga-se de passagem, por causa da tensão do filme.

    Obrigada e estou se seguindo tb, Robledo!^^

    ResponderExcluir
  3. Mu,
    grato pelo comentário. Leu a segunda parte da resenha? http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/02/06/cisne-negro-psico-drama-eou-terror/
    Abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti a esse filme, embora não me falte vontade.
    Excelente resenha a sua!

    Depois dá uma passadinha no meu blog?
    www.amormisterioesangue.com

    Bjks

    ResponderExcluir