domingo, 20 de março de 2011

*Cinema e Música* 'Carmen' em 3D

Neste frio e cinzento domingo (20/03) tive o imenso prazer de assistir a ópera ‘Carmen’ de Georges Bizet, em 3D no Cinemark do Shopping Eldorado.
Esta foi a primeira vez em que a ópera foi apresentada em terceira dimensão e foi uma co-produção da Royal RealD e Royal Opera House de Londres e o evento foi perfeito para fãs de ópera e para os iniciantes, pois continha legendas em português. Infelizmente as legendas continham muitos erros, mas isso não tirava a beleza do filme.




Bryan Hymel e Christine Rice


Carmen foi interpretada pela mezzo-soprano (voz feminina intermediária entre o soprano e o contralto) Christine Rice que foi – tentei encontrar um palavra melhor, mas foi extremamente difícil – intensa. Christine era a própria Carmen: maliciosa, maldosa, brincalhona, sensual, hipnotizante. Seus gestos, suas expressões e inflexões da lindíssima voz nos faziam acreditar e nos deixar levar por Carmen. Don José, o doce cabo dos Dragões de Alcalá que é corrompido por Carmen, foi interpretado pelo tenor (a voz masculina mais aguda) Bryan Hymel, com olhos claros e sonhadores, mas um presença e força no palco que nos faz acreditar na ingenuidade de Don José e também no excesso de seu amor por Carmen. Micaela foi interpretada pela soprano (voz feminina mais aguda) Maija Kovaleska, que não convenceu muito como moça assustada e recatada que busca trazer Don José para ‘o bom caminho’, mas sua voz é muito bonita e próximo do final ela nos emociona com sua decisão de ir atrás de Don José.
Don José tenta convencer Carmen de seu amor,
(final do segundo ato)

Ter toda essa experiência em 3D é praticamente indescritível. Acredito que até mesmo que não é muito fã de ópera ou não entende bem, teria se emocionado ou pelo menos se impressionado com a grandeza da apresentação. Sou apenas uma iniciante no conhecimento de óperas, mas pelo pouco que conheço, posso dizer que ver e ouvir esta apresentação da Royal Opera House de Londres me encantou e só me fez querer me aprofundar no mundo da ópera.



*Mais*

E se você assim como eu deseja conhecer mais a fundo as óperas, super recomendo a Coleção Folha Grandes Óperas que sai todo domingo nas bancas com o preço de 15,90. Vem um livro com pequena biografia do autor, glossário explicando os termos específicos, explicações sobre a música, os cantores e a gravação. Cada livro vêm com no mínimo dois Cds com a gravação completa de cada ópera. Me apaixonei por esse gênero de espetáculo através dessa coleção.
Recomendo nessa coleção – além de ‘Carmen’ é claro! – ‘La Traviata’ de Giuseppe Verdi, cuja personagem principal é interpretada por Maria Callas no auge do esplendor de sua voz. Maravilhoso!
Mais informações:

2 comentários:

  1. Já está nos cinemas? O_O
    Quando fui assistir a Black Swan, passou o trailer de Carmen e eu prometi a mim mesmo que precisava ver esse filme. Não sei qual é a exata sensação de presenciar/ver/assistir/ouvir uma ópera em 3D - você mesmo disse ser indescritível, haha -, mas espero que seja algo fantástico. Obrigado pela indicação!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Robledo, foi realmente maravilhoso! Eu mesma só fiquei sabendo pq queria ver outra ópera que passaria no cinema no sábado a tarde e encontrei Carmen em 3D sem querer!
    A programação era durante o mês de Março:
    12/3 - Sábado, 19hrs
    13/3 - Domingo,17hrs
    15/3 - Terça, 20hrs
    20/3 - Domingo, 17hrs

    ResponderExcluir