Profundamente envolvida com a leitura de ‘O Poder da Arte’, de Simon Schama, estudando a vida e obra de Caravaggio, uma passagem me chamou a atenção.
“Nas obras de outros – principalmente do outro Michelangelo -, Davi personifica a união da virtude divina e força heróica (...). E, como na tradição cristã Davi é o maior ancestral de Cristo, sua figura também está associada ao triunfo do bem sobre o mal, da graça redentora sobre a transgressão satânica.”
O Poder da Arte – Simon Schama (pág. 77)
Uma das coisas que mais me fascina na arte é o simbolismo. Existem milhares de possibilidades de significado para um símbolo na arte e desvendá-los é um dos meus grandes passatempos ao observar a arte. Alguns símbolos são universais, outros são subjetivos. Cada artistas representa um mesmo episódio ou personagem, mas a sua maneira e essas milhares de representações próprias são o que enriquecem a arte. A arte é inesgotável, assim como o que ela representa.
A figura de Davi é cativante não só pela explicação que Schama nos dá em seu maravilhoso livro, mas também porque representa para nós a possibilidade da vitória não importando o tamanho do obstáculo ou de quem o enfrenta. A vitória está ao alcance, só depende da arma ou meio usado para obtê-la. Davi nos mostra que, não importa o tamanho do desafio, e sim o tamanho da sua vontade de transpô-lo.
Para ilustrar esses maravilhosos conceitos e comemorar a diversidade na arte, depois de uma pesquisa árdua, descobri muitos artistas e me maravilhei com suas interpretações deste herói. Embora sejam muitos, não consegui me convencer a deixar algum deles de fora, portanto, os Davis são muitos, têm várias faces, vários humores e, assim, também uma infinidade de significados. Apreciem!^^
Obs.: As obras se encontram em ordem aleatória.
Fontes que me ajudaram a escrever e encontrar as obras e artistas:
Schama, Simon – O Poder da Arte – Companhia das Letras























Adorei!
ResponderExcluir