Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.
Depois de ver tantos livros sobre o mesmo tema: vampiros, anjos e mesmo deuses gregos (tema desencadeado pela série de sucesso de Rick Riordan, Percy Jackson e os Olimpianos) é um alívio ler uma obra infanto-juvenil com um tema diferente.
Sou fã declarada da série Percy Jackson e de Rick Riordan, portanto comecei a ler ‘A Pirâmide Vermelha’ cheia de expectativa e não me decepcionei. Gosto de trazer aqui pro blog livros que realmente tragam bom conteúdo e acrescentem algo de bom para o leitor, não importando o tema ou o público para o qual o livro se dirige. Muitas pessoas não se dispõem a ler literatura infanto-juvenil por acharem que as histórias são tolas e rasas. Grande besteira! Muitos livros para o público mais jovem tem qualidade impressionante e têm o dom de ultrapassar seu público-alvo. Os livros de Rick Riordan são um ótimo exemplo desse fenômeno.
Carter e Sadie são dois irmãos que foram separados quando pequenos, Carter ficou com o pai, Julius, e Sadie com os avós maternos, que não se davam muito bem com seus pais. Por tal motivo, Sadie só vê o pai e o irmão duas vezes por ano. Em sua visita mais recente, no dia de Natal, Julius leva os dois filhos para uma pequena visita ao Museu Britânico para dar uma olhadinha na pedra de Roseta, artefato de extrema importância para a compreensão do passado do Egito. Mas essa visita não acontece de forma tranqüila, e os incidentes por ela gerados, levam os irmãos Kane, Carter e Sadie, a se unirem para lutar contra um terrível deus egípcio, Set, que tem planos de destruir e dominar o continente americano.
Além de uma narração bem construída e dinâmica, Rick Riordan nos dá uma verdadeira aula sobre os costumes e crenças do Egito Antigo, sem que a gente sequer perceba. Através das descobertas dos protagonistas, dos fatos engraçados e perigosos que os dois enfrentam, o autor vai desenredando a antiga rede da mitologia egípcia e as maravilhosas histórias imaginadas por esse povo.
Recomendo qualquer leitura de Rick Riordan para quem deseja relaxar, de divertir e aprender, tudo ao mesmo tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário