quarta-feira, 6 de julho de 2011

*Arte* Dicas de Livros

Essa semana tem sido muito corrida por isso não tive tempo de pesquisar nenhum artista para escrever na coluna de arte, então decidi fazer um post para indicar bons livros para quem deseja aprender um pouco mais sobre arte.
Aqui vai uma lista dos meus livros preferidos.


Uma lição de Anatomia na Capela Sistina


Gilson Barreto, cirurgião com profundos conhecimentos de anatomia e amante das artes, descobriu um código oculto nos afrescos do teto da Capela Sistina, e esse livro é o resultado de sua descoberta. A minuciosa pesquisa que Gilson desenvolveu com a ajuda de Marcelo G. de Oliveira traz informações inéditas sobre os conhecimentos de anatomia humana de Michelangelo e revela as peças anatômicas que ele deixou escondidas nas suas pinturas.







Para Entender a Arte

Reproduções de 45 dos mais importantes quadros da história da pintura, com detalhes ampliados e comentários sobre a técnica, as idéias estéticas e o contexto histórico e cultural dos artistas. Para você desfrutar de cada obra, com a inteligência e a emoção.














A História da Arte

Entre as dezenas de estudiosos que se lançaram à aventura de contar a História da Arte, o austríaco Ernst Gombrich é o único que o fez sem deixar-se contaminar pelos entediantes impasses teóricos e conceituais que dominam as discussões sobre a produção artística desde 1950.












O Poder da Arte

Em 'O poder da arte', Simon Schama escolhe oito momentos tensos da busca pela verdade do Renascimento. Cada capítulo, recheado de ilustrações coloridas, narra uma virada crítica na carreira de um grande nome da história da arte - Caravaggio, Bernini, David, Rembrandt, Turner, Van Gogh, Picasso e Rothko. São passagens históricas em que os meios plásticos deixaram a beleza em segundo plano e embarcaram em processos que mudaram o modo de entender a pintura e a escultura. Não se trata de um compêndio tradicional sobre história da arte. O autor não nos conta as minúcias técnicas de cada artista, mas apresenta momentos em que eles foram obrigados a reformular ou recrudescer suas concepções de trabalho. Com uma prosa épica e até teatral, Schama fala do drama da criação, dos momentos em que o artista, sob enorme pressão, empreende um trabalho extremamente ambicioso, no qual se incorporam suas crenças mais profundas.





A história da arte

Da pintura de Giotto até os dias de hoje



A História da Arte leva você a uma jornada do Alto Renascimento na Itália até as obras dos artistas de hoje. Organizado dentro de uma estrutura histórica, esta é uma síntese ilustrada dos movimentos na pintura ocidental junto com as vidas e épocas de muitos dos pintores mais influentes.


Um comentário:

  1. Boas indicações! Gostei e me interessei pelos dois últimos livros. Apesar de tudo, eu gosto da fase do Renascimento.

    ResponderExcluir