terça-feira, 26 de julho de 2011

*Cinema e Arte* O Sorriso de Monalisa


Título original: (Mona Lisa Smile)

Lançamento: 2003 (EUA)

Direção: Mike Newell

Duração: 125 min

Gênero: Drama

Sinopse

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Para variar um pouco tanto a coluna de Cinema quanto a de Arte, por que não juntar as duas? Como ainda estou pesquisando artistas sobre os quais escrever na coluna e ando super atarefada tive a idéia de falar sobre filmes maravilhosos que já assisti que falam sobre arte e/ou artistas.

Começando com ‘O Sorriso de Mona Lisa’, um filme com um clima leve para falar de coisas importantíssimas. A professora de História da Arte, Katharine Watson, interpretada por Julia Roberts, realiza seu sonho de ir dar aulas no colégio Wellesley, um renomado colégio para moças. Assim que chega, em seu primeiro dia de aulas, é obrigada a reconhecer que sua visão sobre o colégio e suas alunas era extremamente idealizada.

Em plena década de 50 é difícil para uma mulher visionária que não admite se submeter a regras baseadas na inferioridade e submissão do sexo feminino, cair dentro de uma das instituições que ajudam a preservar essa visão. Katharine então decide revolucionar não só o programa de aulas de sua disciplina, como também a visão de mundo das alunas. A professora lhes mostra como é mundo é muito mais do que jantares no horário certo para o marido e cuidar da educação das crianças, as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens de criar, trabalhar e estudar.

Além de uma trilha sonora linda, as reflexões sobre arte e o jeito como a arte pode influenciar e modificar as relações humanas. Destaque especial para a cena em que a Srta. Watson leva suas alunas para admirar um quadro original de Pollock, e a repercussão que o trabalho do artista causa nas alunas.

“Vocês não precisam gostar, apenas admirem”

'Greyed Rainbow' - Jackson Pollock
Pintura que Katharine e suas alunas observam no filme.

A frase é tão simples, mas tão cheia de importante significado! A arte existe para ser adorada ou odiada, mas o essencial é que seja admirada. Cada artista merece ser admirado, observado e precisam de ao menos um minuto de reflexão sobre sua arte, não pelo status de ser um ‘conhecedor de arte’, mas pelo prazer de admirar a beleza que o ser humano é capaz de produzir e compartilhar, mesmo quando essa beleza não salte aos olhos.

Tomemos o exemplo da ‘Mona Lisa’ de Leonardo da Vinci, a despeito de todas as teorias em torno do significado do quadro e do enigma que representa o sorriso da moça retratada... A você, o que diz o sorriso de Mona Lisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário