sexta-feira, 24 de junho de 2011

*Música* Carmen Miranda


Ainda ontem escutei meu pai e meus tios dizendo que hoje em dia não se faz mais música boa. Eu discordo, cada época tem seus altos e baixos e o que podemos fazer se há gerações que preferem muito mais os 'baixos'? Enfim, não é nesse mérito que quero entrar, afinal gosto não se discute, mas qualidade sim. Eu reconheço e gosto de muitas músicas e artistas de diversos estilos da música atual, mas também valorizo os que vieram antes, as fontes, as inspirações, e recentemente, tenho descoberto, como visto no último post sobre música, cantoras esplêndidas de outras décadas.

Carmen Miranda é uma personalidade daquelas que desperta desprezo extremo ou devoção apaixonada. Em mim, encontrou uma fã mais do que apaixonada, mas fascinada. Carmen gera muita controvérsia por ser considerada a brasileira mais famosa do século XX, a controvérsia vem do fato de ela não ser realmente brasileira, veio de Portugal para o Brasil com os pais aos poucos meses de idade. Discussões sobre nacionalidade a parte, Carmen Miranda exibiu o que o Brasil tinha de melhor com devoção e verdadeira paixão pelo nosso país. Embora tenham ocorrido alguns problemas em sua estada nos Estados Unidos, onde ela foi obrigada a encenar em filmes e interpretar músicas que passavam idéias totalmente errôneas sobre o Brasil, o velho negócio de acharem que a capital do Brasil é Buenos Aires e etc.

Carmen, a Pequena Notável, lançou moda, lançou o Brasil na mapa, alcançou fama e popularidade em lugares que antes os brasileiros não conseguiam entrar com o papel principal. Foi muito criticada ao voltar para o Brasil depois de uma longa estada nos EUA, disseram que voltou americanizada... Ficava muito triste ao ouvir esse tipo de coisa, pois dizia que nada mudaria o que ela sentia pelo Brasil, pelo samba e pelo Rio de Janeiro.

Infelizmente teve um fim muito triste, dopada de drogas para dormir e acordar, morreu sozinha em sua casa, longe do Brasil e de tudo que amava.

Independente destas questões delicadas vale muito a pena conhecer mais sobre Carmen Miranda, sua história e sua música. Recomendo o site listado no final, a edição especial da revista Mag e o livro, a biografia mais completa e conceituada sobre a Pequena Notável. Simplesmente apaixonante!

Bibliografia e Webgrafia

Castro, Ruy – ‘Carmen-Uma biografia’ – Companhia das Letras

Carmen Pop-Revista FFW Mag,nº12-2009

http://www.carmenmiranda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário