quarta-feira, 8 de junho de 2011

*Música* Ella Fitzgerald

Pensando em oferecer algo diferente na coluna de música imediatamente me veio a cabeça uma das minhas cantoras favoritas: Ella Fitzgerald. Considerada a Primeira Dama da Música, ganhou 13 prêmios Grammy em sua carreira e vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Trabalhou com grandes nomes do Jazz como Louis Armstrong, Nat King Cole e Benny Goodman.

Antes de mais nada, para entender como era especial a voz de Ella Fitzgerald é importante conhecer um pouquinho do Jazz. O estilo nasceu em Nova Orleans, Chigago e o termo começou a ser usado no final dos anos 10 e início do anos 20 para denominar o estilo surgido do blues, das works-songs dos trabalhadores negros norte-americanos e do negro spiritual protestante e do ragtime.

Ella Jane Fitzgerald nasceu na Virginia em 25 de abril de 1917. Teve uma infância difícil, como muitos cantores de jazz e blues, perdeu a mãe aos 15 anos, se meteu em encrencas com a polícia indo parar num reformatório onde foi maltratada e embora tenha conseguido fugir se viu sozinha bem no meio da Grande Depressão. Mais tarde ela usou as lembranças dessas dificuldades e sofrimentos na interpretação das músicas e era muito grata pelo sucesso que alcançou. Era muito tímida e reservada fora do palco, foi chamada de feia e impedida de cantar por esse motivo mais de uma vez, mas declarou certa vez:
“Uma vez lá em cima, eu sentia a aceitação e o amor do público. Eu sabia que queria cantar diante das pessoas pelo resto da minha vida”.

Dona de uma voz feminina, flexível, abrangente e eterna, impossível não se contagiar e amar Ella Fitzgerald!



Fontes que me ajudaram a escrever:
http://www.ellafitzgerald.com/about/biography.html
http://www.ejazz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário