quarta-feira, 27 de julho de 2011

*Arte* Michelangelo de Caravaggio

'O Incrédulo São Tomé' - Michelangelo de Caravaggio

Em tempos da morte precoce de uma cantora com tanto talento como Amy Winehouse me vem à cabeça a reflexão da benção e da maldição que são os dons de cada um. A cantora assim como Caravaggio, era possuidora de um talento ímpar, mas, por falta de controle de seus impulsos destrutivos talvez, assim como o pintor, seus dotes não foram o bastante para que ela encontrasse um caminho saudável em tempo.

'Cabeça de Medusa' - Michelangelo de Caravaggio

Caravaggio abriu um novo veio na arte sacra. Utilizando métodos muitas vezes considerados desrespeitosos (como utilizar uma prostituta para modelo da representação de uma santa), o artista revolucionou a arte de forma aparentemente sutil. Seus quadros com ‘abuso’ com chiaroscuro (manuseio de luzes e sombras extremas) e representação da realidade nua e crua, muitas vezes viceral, parecem saltar do quadro rompendo as barreiras normais entre representação e observador.

'Davi com a cabeça de Golias' - Michelangelo de Caravaggio

O pintor seria no mínimo um paradoxo, já que fez tanto pela arte sacra e era possuidor de um gênio violento e indomável. Sua vida foi cheia de altos e baixos, dividida entre a aclamação e a condenação, com muitas chances de arrependimento e retratação, mas que nunca foram aproveitadas por Caravaggio. Suas obras, embora repletas de beleza e sublimidade são talvez as testemunhas oculares de suas personalidade arredia. O sangue jorrando da cabeça de ‘Medusa’ ou da de Golias, o dedo do incrédulo São Tomé mergulhando profunda e despudoradamente na ferida de Jesus Cristo... Todos são provas da genialidade e violência de Caravaggio.

Me pergunto se suas obras seriam a mesmas se ele houvesse calado dentro de si a ferocidade, e o mesmo sobre Amy caso tivesse decidido por uma vida mais longa...


Bibliografia

Schama, Simon – O Poder da Arte – Companhia das Letras

Gerlings, Charlotte – 100 Grandes Artistas - Cedic

2 comentários:

  1. Muito bom! Além do documentário sobre Caravaggio do Simon Schama (BBC, The Power of Art) também tem o filme do Derek Jarman, "Caravaggio", de 1986. Você conhece? Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço não. É bom? Vou procurar pra assistir. Estava mesmo querendo falar com você pra saber se tem alguma informação sobre um escultor chamado Jakob Auer. Vi uma escultura dele e fiquei encantada mas não consegui achar nenhuma informação relevante...

    ResponderExcluir