quinta-feira, 7 de abril de 2011

*Arte* Paula Rego na Pinacoteca


Paula Rego é uma das mais importantes artistas contemporâneas portuguesas. Em sua obra aborda temas como violência, jogos de poder e a situação da mulher.
Nascida em 1935, filha única de uma família próspera de classe média alta, Paula Rego cresceu durante o regime de Salazar e foi para a Inglaterra aos 16 anos de idade. Estudou na Slade School of Art onde conheceu e se casou com o artista Victor Willing.

Recebeu em 1962 uma bolsa de estudos da Fundação Gulbenkian, Portugal, podendo assim dar continuidade ao seu trabalho.

Foi eleita Personalidade Portuguesa do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal e recebeu da rainha Elisabeth II por sua contribuição para as artes o grau de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico. Que chique, né?


"O Caimento"


Isso foi só uma pequena intrudução sobre a vida e a obra da artista para podermos entrar no assunto de fato que é a exposição de Paula Rego na Pinacoteca de São Paulo que começou no dia 19 de março e vai até o dia 5 de junho. É uma oportunidade, visitando a exposição que está em ordem cronológica, de conhecer uma importante artistas portuguesa. Eu mesma não a conhecia até ler uma matéria sobre ela e sua exposição na revista Vogue e fiquei super interessada pois na matéria dizia que um de seus quadros foi inspirados no Jardim das Delícias de Hieronymus Bosch (sou louca pelas obras dele!). Sendo assim é óbvio que já me simpatizei pelo trabalho da artista, assim como estou sempre buscando incentivar bons artistas, principalmente do sexo feminino, que infelizmente ainda hoje têm de 'lutar' por um espaço de respeito na sociedade.


*Mais*


Hoje, dia 7 de abril, ás 19:30, haverá uma palestra no auditório da Pinacoteca do Estado sobre Paula Rego. A entrada é franca e as senhas devem ser retiradas na entrada 1 horas antes do evento.








"A sala de Shakespeare"


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário