quarta-feira, 6 de abril de 2011

*Resenha* Melancia - Marian Keys

Sinopse

Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notpicia da sua iminente separação: "Ouça, Claire, lamento muito, ms encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito..." Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. Defato, ele sai quase correndo.Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, paea convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher.. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...



Eu não ia fazer a resenha desse livro (confesso que o havia achado ‘banal’ demais para ser resenhado para o blog), mas depois de pensar um pouco achei melhor fazê-lo, pois, depois de alguma pesquisa e leitura de resenhas do livro, percebi que as pessoas que o lêem gostam muito e elogiam bastante (os números de venda no mundo inteiro que o digam. Então,correndo o risco de desagradar muitos fãs do livro e da escritora, eu vou colocar minha análise e opiniões sinceras sobre o livro.

Primeiro de tudo, não consegui encontrar nada de especial na história: o marido a abandona logo depois de ela dar a luz, ela vai para a casa dos pais na Irlanda, entra em depressão, conhece um cara lindo de morrer que devolve parte de sua auto-estima, etc, etc, etc... O que tem de tão especial e diferente nessa história que justifique tamanho sucesso?

A escrita da autora? A escrita de Marian Keys (em 1ª primeira pessoa no livro) me fez pensar estar lendo a história de uma adolescente de 15 anos ao invés da de uma mulher de 30. Não achei as piadas muito engraçadas nem tão inteligentes. Suas expressões são repletas de clichês e muitas cenas são manjadas e batidas demais. As descrições de lugares, pessoas e situações são vagas e fracas.

Retratar a vida e a cabeça de uma mulher de 30 anos? Como já disse a cabeça de Claire, a personagem principal, para a de uma menina de high school, eternamente preocupada com o ‘excesso’ de peso e a aparência ‘de matar’. Sinceramente, a personagem não convence, não parece real, parece excessivamente bem construída e reflete os milhares de problemas das milhões de mulheres pelo mundo a fora, numa só mulher, receita infalível para o autor que deseja que as leitoras se identifiquem com sua personagem e, conseqüentemente, apreciem o seu livro. Afinal quem é a mulher que não se simpatizaria com uma moça que acaba de dar a luz, é totalmente insegura e descobre que seu marido a está traindo e vai deixá-la por uma mulher mais velha e menos bonita do que ela? E quem não quer se comparar a uma mulher que, embora tenha problemas de auto-estima, é bem mais bonita do que pensa e encanta até mesmo os homens considerados ‘inatingíveis’?

Humor inteligente e instigante? Sinceramente não acho as observações e comentários de Claire engraçados. São bem infantis e aclichezados e muitas vezes me faziam ter vontade de jogar o livro longe.

A lição de que ‘tudo na vida se supera’ e ‘o que não nos mata, nos fortalece’? Odeio livros de auto-ajuda e Melancia me pareceu justamente isso, disfarçado de romance de chick-lit (‘literatura para meninas’). O livro mostra como a personagem adquiriu forças para cuidar de sua filha e continuar sua vida, apesar de ter sido abandonada pelo homem que ama de maneira tão cruel. Não existiu nada inspirador nisso, tantas mulheres fazem isso todos os dias, lutam silenciosamente e nem sequer são notadas por isso? Claire se comporta muitas vezes de maneira egoísta, mimada e irritante e apesar de algumas criticas bem pensadas e medidas aos homens, é incapaz de resistir a bom par de braços fortes e bons e protetores 1,80m. Ela também parece ser incapaz de tomar uma decisão por conta própria, precisando ouvir mil e uma opiniões de familiares, amigos e conhecidos antes de tomar, e com muito medo, a decisão óbvia e menos autodestrutiva e depreciativa.

Enfim, decidi escrever essa resenha porque me preocupa o fato de tantas garotas e mulheres gostarem e elogiarem o livro e a personagem sem haver, contudo, feito uma análise mais profunda e inteligente do que foi lido. Na verdade, até li em alguns lugares que o livro se assemelha as novelas que o Brasil tanto aprecia, e, eu tenho de dizer, isso é um ponto positivo? Deixo aqui essas questões para serem pensadas e analisadas sobre a forma atual de retratar o feminino e a forma como as mulheres enxergam a si mesmas. Afinal de contas os escritores de hoje retratam a sociedade de hoje. É assim que nós mulheres somos e queremos que nos vejam? Aconselham que leiam o livro e não se desanimem pela minha opinião nessa resenha. Acredito que é sempre bom que cada um leia para tirar suas próprias conclusões, só aconselham que leiam e realmente prestem atenção ao que estão lendo e não se deixem levar pelo ritmo e história leves pois não é só isso que faz um livro ser bom de verdade.

Um comentário:

  1. Eu falei que era fraquinho! Na verdade achei extremamente cansativo de ler. A única parte de ação é quando ela fica mesmo com o carinha lá. Mas só que eu não suportei ela no começo: ' estou extremamente deprimida' 'estou extremamente com raiva' ' estou extremamente gostosa' e assim vai. E pior, tudo que ela fala é como se ela ainda tivesse os 18 anos dela, que ela tanto lembra no livro. u.u
    Ah e os outros livros, são todos contando das irmãs dela. Pensa como é?!

    ResponderExcluir